Consumidores podem ter acesso ao seu risco de crédito

Desde o dia 5 de abril, consumidores podem conhecer sua pontuação do score de crédito, que determina seu risco de inadimplência junto às empresas de crédito e financiamento

 

O que é score de crédito?

O termo score significa pontuação em inglês. O score de crédito, medido pelo Serasa, tem pontuação de 0 a 1.000 pontos, demonstrando o grau de relacionamento do consumidor com o mercado. Esse relacionamento é medido de acordo com uma série de fatores, como pagamento de contas em dia, histórico de dívidas negativadas, tempo em que ficou negativado, pagamento de dívidas em atraso por meio de descontos etc.

Imaginemos a seguinte situação: O consumidor possui carteira assinada, comprovante de rendimento e nenhuma restrição nos cadastros de proteção ao crédito (SPC/Serasa). Todavia, na hora de financiar a compra de um produto, contratar um empréstimo etc., ele recebe a seguinte informação: “Seu crédito não foi aprovado por análise interna”. Isso pode ser culpa desse score de crédito.

Entenda o score de crédito

Quanto mais alto for o score do consumidor, maiores são as probabilidades de o consumidor honrar seus compromissos financeiros e ter mais facilidade na contratação de novos créditos.

Até 300 pontos, a pontuação indica um alto risco de inadimplência.

Entre 300 e 700 pontos, o score indica que o consumidor tem risco médio de inadimplência.

Acima de 700 pontos, o consumidor apresenta baixo risco de inadimplência.

Embora o score de crédito seja uma das principais ferramentas utilizadas para a análise e concessão do crédito, o consumidor deve entender que a decisão de fornecer ou não crédito ao consumidor atende a critérios exclusivos das empresas e financeiras.

Ao ter conhecimento do seu score, especialmente em caso de pontuação baixa, o consumidor poderá mudar seus hábitos junto ao mercado de consumo, limpando seu nome, pagando suas contas em dia, mantendo os dados cadastrais atualizados etc.

Descubra o seu score

Para ter acesso ao score de crédito, o consumidor pode acessar o site www.serasascore.com.br, fazer um cadastro e ter acesso à sua pontuação.

Espera-se que essa nova ferramenta disponível ao consumidor contribuía para facilitar a vida do consumidor, mostrando como melhorar seu comportamento junto às instituições de crédito, e que ele se sinta motivado a manter sua vida financeira em ordem, evitando o endividamento e contribuindo para a tomada de crédito de forma responsável.

Sistema de Informações de Crédito (SCR) também é utilizado na avaliação de risco de crédito

Desde o dia 30 de junho do ano passado, todas as operações de crédito realizadas pelo consumidor com valores acima de R$ 200,00 são monitoradas pelo Banco Central do Brasil. No sistema, são informados não apenas os valores financiados, como também a pontualidade e os atrasos do consumidor em relação aos pagamentos.

Quando o consumidor já possui, por exemplo, pagamento em andamento de parcelas financiadas em lojas, comprometimento do limite cartão de crédito, empréstimos contratados etc., que superam o montante de R$ 200,00, são informados ao Sistema de Informações de Crédito – SCR.

Assim, ainda que o consumidor esteja com o nome limpo, tenha comprovação de renda e pague suas contas em dia, se sua capacidade de comprometimento com novas dívidas (de acordo com sua renda) já estiver esgotada, as empresas e financeiras podem recusar a concessão do crédito, evitando o endividamento do consumidor e a situação de inadimplência.

Assessoria de Imprensa Procon Goiás

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