Consumidores podem solicitar cálculo de dívidas pelo Procon Web

Goiânia, 29 de janeiro – O consumidor que precisa fazer o cálculo de suas dívidas, para se proteger contra a cobrança excessiva de juros por parte dos credores, pode utilizar a plataforma on-line, denominada Procon Web, disponível no site do Procon Goiás.

O consumidor pode registrar a sua solicitação de cálculo de forma simples e rápida, no momento em que desejar. Evitando deslocamento, trânsito, tempo de espera etc. A qualidade do serviço é a mesma do atendimento presencial na sede do Procon Goiás.

Para acessar o Procon Web, basta o consumidor clicar no link proconweb.ssp.go.gov.br e fazer seu cadastro como “consumidor”, preencher os campos obrigatórios, como identificação e confirmação de senha. Após aceitar o termo de uso e as condições para fazer o cadastro, é só escolher a opção “cálculo” dentre os serviços disponíveis e seguir as instruções.

Cálculo

O Procon Goiás elabora o cálculo no prazo de até três dias e  envia o laudo ao consumidor pelo e-mail cadastrado. O  documento original fica disponível ao consumidor na sede do órgão.

Com o cálculo em mãos, o consumidor tem condições de conhecer o valor real da sua dívida e poderá, com a intermediação de um atendente do Procon Goiás, avaliar as possíveis vantagens das propostas oferecidas pelas empresas e negociar sua dívida.

Negociação

O Núcleo de Negociação de Dívidas do Procon Goiás atendeu no ano de 2018, 7.869 consumidores, com êxito em 83% das tentativas de acordo, o que beneficiou mais de 6,5 mil consumidores com oportunidade de negociar, limpar o nome e abrir “as portas de crédito” para novas aquisições/contratações.

Os cálculos realizados pelo Procon Goiás são amplamente aceitos em ações judiciais e extrajudiciais e em Cortes de Arbitragem, sendo reconhecidos como instrumento de negociação entre consumidores e fornecedores. Por isso, é muito importante solicitar o cálculo previamente, para que tenha uma noção exata do valor real da dívida, e desta forma, poder avaliar a vantagem das propostas de acordo. No ano de 2018 foram elaborados 30.358 cálculos para os consumidores que buscaram auxílio.

O Procon Goiás também alerta o consumidor a analisar suas finanças e verificar quanto pode ser comprometido com uma parcela de um possível acordo, pois caso haja atraso em qualquer uma das parcelas, o acordo pode ser quebrado, a dívida volta ao estágio inicial e qualquer benefício é perdido.

Tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas podem solicitar a realização de cálculos, de forma gratuita, inclusive para o ingresso de ações revisionais junto ao Poder Judiciário.

Confira a lista de alguns cálculos elaborados pelo PROCON Goiás

  • Carnês de lojas;
  • Aluguéis em atraso;
  • Reajuste de aluguéis;
  • Reajuste de parcelas de financiamento de imóveis;
  • Parcelas em atraso de lotes, apartamentos e casas;
  • Liquidação antecipada de financiamento;
  • Valores em atraso de cartões de crédito;
  • Valores a reaver no caso de desistência de consórcios;
  • Revisionais de empréstimos ou financiamentos;
  • Atualização de valores de sentença (como danos morais ou materiais determinados pela justiça);
  • Atualização de valores para restituição – título de capitalização;
  • Atualização de valores de cheques devolvidos;
  • Cálculo de valores a serem devolvidos ao consumidor no caso de desistência de compras de imóveis novos e usados;
  • Mensalidades escolares em atraso.

Atenção!

O Procon Goiás não elabora cálculos de valores relativos ao Sistema Financeiro da Habitação, crédito educativo, crédito rural e cheque especial.

O Procon Web é uma ferramenta virtual à disposição dos consumidores goianos. Mas caso o consumidor prefira solicitar presencialmente o cálculo, pode dirigir-se aos postos de atendimento nas unidades do Vapt-Vupt ou à nossa sede, situada na Rua 8, nº 242, Edifício Torres, Centro de Goiânia.

Assessoria de imprensa

3201-7134

Compartilhar:

PROCON GOIÁS INFORMA

A partir desta quarta-feira (22/5), a Unidade Padrão Vapt Vupt, sede do Procon Goiás (Rua 8, nº 242, Ed. Torres, Centro de Goiânia), terá novo horário de funcionamento: das 8h às 17h.

O horário de expediente dos serviços administrativos realizados no órgão permanece das 8h às 18h.