Procon Goiás divulga rankings de atendimentos e reclamações de Agosto de 2019

(Foto: Reprodução)

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Empresas de telefonia e instituições financeiras lideram insatisfação dos consumidores

Goiânia 2 de setembro de 2019 –O Procon Goiás divulga, nesta segunda-feira (2/9), o ranking das 50 empresas que tiveram o maior número de reclamações registradas junto ao órgão durante o mês de agosto.

As empresas de telefonia lideram a insatisfação do consumidor quanto ao atendimento prestado. Em primeiro lugar, encontra-se a Oi com 398 atendimentos, seguida da Telefônica Brasil (300), Tim (265) e Claro (255). Na quinta colocação da lista de atendimentos, figura a instituição financeira Caixa Econômica Federal (173).

 

Ranking de Processos Administrativos 

Já quando se tratam de processos administrativos instaurados, a Avianca lidera o ranking de processos com 28 atendimentos, devido aos transtornos causados pelo processo de recuperação judicial. O Banco do Brasil (18), Caixa Econômica (17), Banco Santander (16) e o Itaú (15) dão seqüência aos fornecedores mais reclamados no mês de agosto.

A divulgação é mais um serviço prestado pelo Procon Goiás e objetiva dar conhecimento ao consumidor goiano sobre as empresas mais demandadas junto ao setor de atendimento.

A lista é composta por duas tabelas: a primeira, denominada “Ranking Geral”, é composta por todos os atendimentos prestados, sejam eles atendimentos preliminares, simples-consultas, cartas de informações preliminares (CIP’s), solicitações de cálculos, fiscalizações, pré-atendimentos de problemas que não são atribuições do Procon (Extra Procon), e também os termos de reclamação administrativa, ou seja, os atendimentos que se transformaram em processo e já tramitam dentro do órgão.

A segunda, denominada “Ranking de Processos Instaurados”, é composta somente pelos processos administrativos instaurados, ou seja, pelas empresas que esgotaram todas as tratativas pré-processuais. (Nota: no total do conglomerado Claro S/A é agregado os totais de telefonia móvel, TV por Assinatura (NET) e telefonia fixa).

Serviço à sociedade

Com a publicação mensal dos rankings, o órgão presta serviço à sociedade para que possam  avaliar os riscos ao contratar os serviços ou adquirir produtos de uma determinada empresa. A partir dos dados é possível levar ao conhecimento público quantos atendimentos, quantas reclamações (processos) e qual a representatividade disto na estatística do órgão.

Por outro lado, as empresas têm a oportunidade de detectar os problemas mais comuns e rever a qualidade de seus serviços e produtos ofertados, para que sua credibilidade não seja afetada.

Confira o ranking, na íntegra, no link abaixo:

Ranking Atendimentos Agosto

Ranking Processos Agosto

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