Procon Goiás informa sobre lei que dispensa autenticação de cópias e reconhecimento de firma em órgãos públicos

O Procon Goiás informa que a Lei Federal nº 13.726, de 8 de outubro de 2018, determina o fim da obrigação de reconhecimento de firma, dispensa de autenticação de cópias em cartórios e não-exigência de determinados documentos pessoais para o cidadão que lidar com órgãos do governo. A medida visa reduzir a burocracia em procedimentos administrativos.

De acordo com a nova legislação, caberá ao próprio agente administrativo, mediante a comparação entre o original e a cópia, atestar a autenticidade da documentação. A apresentação de certidão de nascimento poderá ser substituída pela cédula de identidade e também dispensa apresentação de título de eleitor, necessário apenas para votar ou no caso de registrar candidatura.

A lei foi publicada no Diário Oficial da União no dia 9 de outubro de 2018. Confira o conteúdo da Lei Federal nº 13.726 na íntegra.

Assessoria de Imprensa do Procon Goiás 

(62) 3201-7134

Compartilhar:

Comunicado

O Procon Goiás informa que ampliará a capacidade de seus canais de atendimento por telefone e pela internet a partir desta quarta-feira (18/3).

O Procon Goiás esclarece que o número de linhas telefônicas e o horário de atendimento serão ampliados (7h às 19h) e os servidores do atendimento presencial serão todos remanejados para fortalecer esses canais de atendimento.

O atendimento presencial ao público na sede do órgão (Rua 8, Centro de Goiânia) será suspenso pelo prazo de 15 dias, de forma preventiva, para evitar a transmissão do coronavírus.

Canais de atendimento:
Telefone: 151 – ou (62) 3201-7124
Internet: proconweb.ssp.go.gov.br