Procon Goiás orienta sobre as regras relacionadas à bagagem de mão em voos domésticos e internacionais

Procon Goiás orienta sobre as regras relacionadas à bagagem de mão em voos domésticos e internacionais

Goiânia, 22 de abril de 2019 – Ao viajar de avião, o consumidor deve ficar atento às regras estabelecidas em relação à bagagem de mão que pode ser transportada gratuitamente.  O Procon Goiás lembra que cada companhia aérea possui exigências específicas em relação às dimensões e ao peso das malas. É preciso consultá-las anteriormente ao voo para evitar transtornos.

As quatro maiores companhias aéreas (Gol, Latam, Avianca e Azul) que operam no País adotaram as seguintes medidas da bagagem de mão: 55 centímetros de altura x 35 centímetros de largura e 25 centímetros de profundidade, que seguem recomendações da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês).

Caso a bagagem ultrapasse as medidas, o passageiro terá que despachá-la e pagar pelo peso excedente.

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear)  iniciou, neste mês de abril, uma campanha de orientação aos passageiros em voos domésticos, sobre a utilização da bagagem de mão, de acordo com as normas em vigor (definidas pela Resolução 400/2016 da Agência Nacional de Aviação Civil). A intenção é agilizar o fluxo dos clientes nas áreas de embarque para evitar atrasos e garantir maior conforto para todos os passageiros.

Ao todo, 15 aeroportos brasileiros participam da campanha, dentre eles o Aeroporto Santa Genoveva, de Goiânia, sendo que os funcionários das próprias companhias farão a orientação dos passageiros no período de 24 de abril até 12 de maio e a triagem das bagagens.

Itens pessoais

Além da bagagem de mão, muitas companhias aéreas permitem que o passageiro também leve gratuitamente um item pessoal, que pode ser uma bolsa pequena, uma pasta de trabalho, uma mochila para notebook, entre outros.

Denúncias e reclamações

Caso os consumidores queiram fazer denúncias ou reclamações ao Procon Goiás, o Disque-Denúncia é o 151. Já os moradores do interior devem  ligar para o telefone (62) 3201-7124. Outra opção é acessar a plataforma Procon Web. 

Mais informações sobre franquia de bagagem e dimensões de malas de mão podem ser consultadas nos sites das companhias aéreas nacionais. Veja abaixo:

AVIANCA www.avianca.com.br

AZUL www.voeazul.com.br

GOL www.voegol.com.br

LATAM www.latam.com/pt_br

Assessoria de imprensa do Procon Goiás
(62) 3201-7134

 

 

 

 

Compartilhar: