Balanço 2019: Procon Goiás registra recorde histórico de  atendimento a 177 mil consumidores

Balanço 2019: Procon Goiás registra recorde histórico de  atendimento a 177 mil consumidores

Foram 3633 atendimentos a mais na comparação com 2018

Goiânia, 6 de janeiro de 2020 – O Procon Goiás divulga, nesta segunda-feira (6/1), o balanço de ações realizadas ao longo do ano de 2019, com números expressivos de atendimento ao público e demais serviços prestados pelo órgão. No total,  177.953 consumidores foram atendidos (3.633 a mais do que em 2018), seja presencialmente ou por meio dos canais Disque-Denúncia (151) e Procon Web (plataforma virtual).

Esse número é o maior dos últimos nove anos, o que mostra que os consumidores goianos estão cada vez mais conscientes sobre a importância de lutar pelos seus direitos e buscam os órgãos de defesa do consumidor para assegurar a sua efetividade e o equilíbrio nas relações de consumo. Para se ter uma ideia, em 2011 foram contabilizados 83. 150 atendimentos.

O aumento ocorreu em função do salto expressivo de atendimentos via Disque-Denúncia (72.719 em 2019), que também foi o maior verificado desde 2011. Em relação a 2018, foram recebidas 6.766 denúncias a mais. O quantitativo de demandas também cresceu significativamente pelo Procon Web, que registrou 28.578 atendimentos (recorde desde 2014, quando a plataforma foi lançada).

Por meio do Procon Web (proconweb.ssp.go.gov.br), é possível fazer denúncias, solicitar o bloqueio de telemarketing, registrar reclamações, tirar dúvidas ou solicitar o cálculo de uma dívida.

Renegociação de dívidas

Também foram realizadas 8143 negociações pelo Núcleo de Renegociação de Dívidas do Procon Goiás, criado em 2011, com o índice de 85,9% de acordos intermediados pelo órgão com as empresas credoras.

Esse é um serviço que está à disposição dos consumidores inadimplentes. Os interessados podem solicitar o cálculo na sede do Procon Goiás, nas agências do Vapt Vupt ou pelo Procon Web. O prazo para a entrega é de três dias. Com o cálculo em mãos, os consumidores podem avaliar se o valor cobrado não é abusivo e pedir a ajudar do Procon para a negociação que caiba no seu bolso.

Satisfação dos consumidores

Outro indicador a ser comemorado é o alto índice de satisfação dos consumidores em relação ao atendimento – a média anual de 2019 chegou a 99,92%. Vale ressaltar que a avaliação dos servidores é feita no momento do atendimento.

“Esse aumento demonstra uma maior proximidade dos consumidores com o órgão, resultado da confiança e credibilidade depositada pelos consumidores goianos na busca da efetividade de seus direitos como consumidores. Fato que aumenta ainda mais nossa responsabilidade na prestação do serviço público”, avalia o superintendente do Procon Goiás, Wellington de Bessa.

Compartilhar: