Procon Goiás realiza reunião com a Enel e cobra melhorias no atendimento

(Foto: Divulgação / Procon Goiás)

(Foto: Divulgação / Procon Goiás)

Procon Goiás realiza  reunião com a  Enel e cobra melhorias no atendimento

Goiânia, 19 de fevereiro de 2019 – O Procon Goiás realizou, na manhã desta terça-feira (19/2), na sede do órgão,  uma reunião com representantes da Enel Distribuição S/A para tratar dos atendimentos registrados em desfavor da distribuidora de energia elétrica.

Do início do ano até esta segunda-feira (18/2), já foram registrados 588 atendimentos, totalizando um aumento de mais de 100% no número de atendimentos em relação ao mesmo período do ano passado (291).

Entre os problemas mais reclamados estão as cobranças indevidas nas faturas, a má prestação de serviços decorrente do tempo de espera para atendimento presencial, a inoperância do SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), ou descumprimento dos prazos de atendimento telefônico,  as constantes interrupções de energia,  o não cumprimento do prazo de indenização (de 20 dias – conforme Resolução n° 414, da Aneel) em caso de prejuízos decorrentes da queda de energia – que acarreta  danos em aparelhos elétricos, dentre outros.

A Superintendente em exercício, Rosânia Nunes, esclareceu que foram instaurados dois Processos de Investigação Preliminar em relação às constantes quedas de energia do final do ano passado e do início deste ano, que deixaram milhares de unidades consumidoras, inclusive produtores rurais, sem energia elétrica, gerando um prejuízo imensurável aos usuários. Ressaltou ainda que esta investigação visa a aplicação das sanções administrativas previstas no Código de Defesa do Consumidor (CDC) em virtude dos danos coletivos causados à toda população goiana.

A representante do órgão de defesa do consumidor salientou ainda que “Quando o consumidor procura o Procon Goiás é porque a empresa não resolveu a demanda e não apresentou uma solução do problema no tempo certo, conforme previsto pela Agência Reguladora” e cobrou melhoria na qualidade do atendimento prestado aos consumidores goianos, que estão sendo coletivamente lesados pelas falhas na prestação do serviço, que deve ser executado de forma adequada, eficiente, segura e contínua.

Plano emergencial

A superintendente reforçou a importância, por parte da Enel, de melhorar o atendimento nos diversos canais disponíveis aos consumidores, bem como a solução das demandas apresentadas pelo Procon Goiás, principalmente os índices de acordo em audiências de conciliação, objetivando, além da satisfação dos consumidores, evitar a instauração de  processos administrativos ou até mesmo a judicialização da demanda.

O Procon Goiás solicitou cópia do plano emergencial de melhorias e do plano de metas que deverá ser apresentado à Aneel,  conforme compromisso firmado durante a visita  do diretor da Aneel, Rodrigo Limp, na semana passada, em Goiânia-GO,  ao ser convidado pelo governador Ronaldo Caiado para discutir a má prestação de serviço,  as reclamações e prejuízos recorrentes do setor produtivo.

O ouvidor da Enel, Daniel Lopes informou que irá consultar o setor regulatório interno e informará no prazo de dez dias a data de divulgação dos planos de metas e de melhoria. Ele também se comprometeu a atender as demandas apresentadas pelo Procon-Goiás, quando as solicitações forem pertinentes de acordo com a Resolução n°414/2010 da ANEEL e de adotar as medidas de melhoria contínua no Serviço de Atendimento ao Procon (SAP) e na solução das demandas dos consumidores.

Participaram da reunião a superintendente em exercício do Procon Goiás, Rosânia Nunes; a chefe do Núcleo Jurídico de Defesa do Consumidor e   Procuradora do Estado, Ana Cláudia Rios;  o Gerente do Contencioso Administrativo do órgão, Edimar Rosa;  o Gerente de Fiscalização, Marcos Rosa;  e a Supervisora de Atendimento, Renata Fleuri. Também participaram da reunião, representando a Enel Goiás, o ouvidor Daniel Lopes, a responsável pelo atendimento e resposta ao cliente, Etiene Reis, o responsável pelo atendimento não presencial, Gláucio Cardoso e o analista da área de qualidade, Sérgio Roberto dos Santos.

Atendimento Procon Goiás (Dúvidas, reclamações e denúncias)

Os consumidores que se sentirem prejudicados podem entrar em contato com o  Procon Goiás através dos seguintes canais de atendimento:

Presencial: Realizado na sede do Procon Goiás, localizada na Rua 8, nº 242, Setor Central, em Goiânia; e também nas unidades de atendimento Vapt Vupt.
Internet: Disponível através da plataforma ProconWeb.
Telefone: Moradores do município de Goiânia podem entrar em contato através do Disque Denúncia (151). Já os moradores do interior devem  ligar para o número (62) 3201-7124

Assessoria de Imprensa do Procon Goiás
(62) 3201-7134

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