Consumidores têm boa oportunidade para negociar dívidas

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Consumidores têm boa oportunidade para negociar dívidas

Consumidores endividados têm uma boa oportunidade para regularizar as contas, por meio de uma ação de renegociação de dívidas promovida pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça. O órgão disponibiliza até o dia 31 de maio da plataforma online de solução de conflitos de consumo – consumidor.gov.br. A ação integra a Semana Nacional de Educação Financeira (Semana Enef), encerrada neste domingo, 20 de maio.

Mais de 400 empresas participam da iniciativa, oferecendo descontos e parcelamento em condições especiais, graças a uma parceria entre a Senacon e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). A média de soluções pelo portal é de cerca de 80%. A intenção da Semana Enef foi alertar o consumidor sobre os riscos do endividamento.

Núcleo de Renegociação de Dívidas do Procon Goiás

O Procon Goiás também conta com um Núcleo de Renegociação de Dívidas, que faz intermediação entre consumidores e empresas, obtendo índice superior a 80% no número de acordos firmados. Em 2017, foram realizadas 8.293 negociações, com 82,4% de acordos, e 2.582 só de janeiro a abril deste ano, com média de 81% de acordos.

Criado em 2011, o Núcleo de Renegociação de Dívidas do Procon Goiás funciona de forma permanente, ou seja, durante o ano todo. Para saber se as condições são mesmo favoráveis ou se tratam de descontos maquiados, o Procon Goiás esclarece que oferece o serviço de solicitação de cálculos, por meio do Procon Web, uma plataforma disponível no endereço eletrônico: proconweb.ssp.go.gov.br 

Desta forma, o consumidor tem maior comodidade, podendo requerer o serviço sem sair de casa. Assim que finalizados, os cálculos são enviados para o solicitante por e-mail em até três dias. Se o consumidor desejar, poderá ter acesso ao documento original na sede do Procon Goiás, localizada na Rua 8, nº 242, Edifício Torres, Centro de Goiânia.

 

 

 

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Comunicado

O Procon Goiás informa que ampliará a capacidade de seus canais de atendimento por telefone e pela internet a partir desta quarta-feira (18/3).

O Procon Goiás esclarece que o número de linhas telefônicas e o horário de atendimento serão ampliados (7h às 19h) e os servidores do atendimento presencial serão todos remanejados para fortalecer esses canais de atendimento.

O atendimento presencial ao público na sede do órgão (Rua 8, Centro de Goiânia) será suspenso pelo prazo de 15 dias, de forma preventiva, para evitar a transmissão do coronavírus.

Canais de atendimento:
Telefone: 151 – ou (62) 3201-7124
Internet: proconweb.ssp.go.gov.br