Procon Goiás comemora Semana do Consumidor com diversas ações

Procon Goiás comemora Semana do Consumidor com diversas ações

Em comemoração ao Dia Internacional do Consumidor (15/03), o Procon Goiás realizará diversas atividades direcionadas aos consumidores goianos.

Nesta segunda, 12 de março, foi apresentado o resultado da Operação Goiás Contra a Carne Clandestina, realizada pelo Procon Goiás em parceria com o Ministério Público Estadual, Polícia Militar, Agrodefesa, Procon Goiânia, Guarda Civil Metropolitana e Vigilâncias Sanitárias estadual e municipal.

Ao todo, foram fiscalizados 149  estabelecimentos comerciais em Goiânia entre os dias 5 e 9 de março, como açougues e supermercados, e foram apreendidas quase  11 toneladas de carne considerada imprópria para o consumo humano.

Entre as irregularidades encontradas estavam más condições de armazenamento e prazo de validade vencido dos produtos. O volume apreendido foi descartado.

Na terça-feira, 13/3, o Procon Goiás publicará o Cadastro de Reclamações Fundamentadas a partir das 17 horas, no site www.procon.go.gov.br). O atendimento à imprensa será na quarta-feira, 14 de março.

O Cadastro consiste na listagem de todas as reclamações recebidas no ano passado (lista negra das empresas) e tem o objetivo de alertar os consumidores sobre a postura dos fornecedores, visando auxiliá-los na reflexão antes de comprar um produto ou contratar um serviço.

Por sua vez, a lista também auxilia os fornecedores, no sentido de melhorar a prestação de serviços e a imagem institucional no mercado consumerista.

Na quarta-feira, 14/3, será disponibilizada uma pesquisa inédita sobre o comportamento do consumidor goiano, também a partir das 17 horas, no site www.procon.go.gov.br.

O levantamento foi realizado nos dias 1º a 12 de março no Setor Central, no Araguaia Shopping, na Sede do Procon Goiás e nos postos de atendimento do Vapt Vupt, além das estatísticas do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), sendo entrevistados mais de 700 consumidores, os quais responderam a um questionário de avaliação acerca da idade, sexo e escolaridade e o comportamento na hora da compra e no pós-venda. O atendimento à imprensa será na quinta-feira, 15 de março.

Na quinta-feira, dia 15/3, o PROCON-GOIÁS receberá a visita do secretário de Segurança Pública, Irapuã Costa Júnior, que irá conhecer a estrutura do órgão que atende as demandas dos consumidores.

Na sexta-feira, 16, será disponibilizada a pesquisa de preços de pescados, que poderá ajudar os consumidores em suas compras para a Semana Santa. A publicação será a partir das 8 horas no site www.procon.go.gov.br) e o atendimento à imprensa será feito partir das 7h30 (por telefone) e a partir das 8h30 na sede do órgão.

Na sequência das atividades, ainda no dia 15 de março, o Procon Goiás instalará uma tenda de atendimento com uma unidade móvel, que ficará na Praça do Bandeirante, no Centro de Goiânia.

Os atendentes do Procon Goiás estarão disponíveis para esclarecer dúvidas, orientar sobre as relações de consumo e registrar as reclamações dos consumidores.  Os fiscais darão continuidade às fiscalizações, atendendo denúncias dos consumidores por meio de vários canais.

 

 

 

 

 

Compartilhar: