Procon Goiás dá dicas para aproveitar o Saldão de Natal

542
0

Descontos podem chegar a 80%, mas todo cuidado é pouco

DICAS PARA COMPRA SEGURA DURANTE O SALDÃO DE NATAL

 1 – PRIMEIRAMENTE, É PRECISO TER MUITA ATENÇÃO COM A QUALIDADE DOS PRODUTOS EM LIQUIDAÇÃO.

2 – ANTES DE COMPRAR, PESQUISE AS OFERTAS EM FOLHETOS PUBLICITÁRIOS E PELA INTERNET. ASSIM, PODERÁ DEFINIR PREVIAMENTE OS ITENS QUE REALMENTE PRECISA COMPRAR, EVITANDO COMPRAS POR IMPULSO.

3 – EVITE A PRESSA NA HORA DE COMPRAR. É IMPORTANTE VER O ESTADO DO PRODUTO E VERIFICAR SE ESTÁ FUNCIONANDO E SE OS DADOS QUE ESTÃO NA EMBALAGEM CONFEREM COM O PRODUTO.

4 – MERCADORIAS ENTREGUES POSTERIORMENTE DEVEM SER CONFERIDAS NO MOMENTO DO RECEBIMENTO. CASO HAJA ALGUMA IRREGULARIDADE, DEVOLVA IMEDIATAMENTE, DESCREVENDO OS PROBLEMAS NA NOTA DE DEVOLUÇÃO. O DETALHAMENTO PODE SER MUITO ÚTIL NO FUTURO.

5 – O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR (CDC) NÃO OBRIGA O FORNECEDOR A TROCAR OS PRODUTOS POR MOTIVO DE COR, TAMANHO OU GOSTO. NESTES CASOS, A LOJA SÓ TERÁ OBRIGAÇÃO DE FAZER A TROCA CASO HAJA ALGUM DOCUMENTO POR ESCRITO. MUITAS LOJAS FAZEM ESTE TIPO DE TROCA PARA FIDELIZAR O CLIENTE.

6 – CASO O PRODUTO APRESENTE ALGUM VÍCIO DE QUALIDADE QUE O TORNE IMPRÓPRIO PARA O USO, O FORNECEDOR TEM 30 DIAS PARA RESOLVER O PROBLEMA. CASO NÃO RESOLVA, O CONSUMIDOR TEM O DIREITO DE EXIGIR A TROCA DA MERCADORIA POR OUTRA IGUAL OU A DEVOLUÇÃO DO VALOR PAGO, COM CORREÇÃO MONETÁRIA.

7 – ANTES DE FECHAR QULQUER NEGÓCIO, CONSULTE AS OPÇÕES DE PAGAMENTO E FAÇA COMPARAÇÕES PARA SABER A QUE OFERECE MENOS JUROS. SE OPTAR PELO PAGAMENTO À VISTA, PEÇA DESCONTO. NOS PAGAMENTOS EFETUADOS COM CARTÃO DE CRÉDITO, O PREÇO PRATICADO NÃO DEVE SOFRER ALTERAÇÃO. AO USAR CHEQUES PRÉ-DATADOS, NÃO DEIXE DE EMITI-LOS NOMINAIS À LOJA EM QUE ESTÁ COMPRANDO, ANOTANDO NO VERSO DO CHEQUE O DIA COMBINADO PARA O DEPÓSITO. EXIJA QUE ESSA INFORMAÇÃO CONSTE TAMBÉM NA NOTA FISCAL.

8 – SE OPTAR PELO PAGAMENTO PARCELADO, É FUNDAMENTAL QUE LEIA O CONTRATO DE FINANCIAMENTO COM MUITA ATENÇÃO, RISCANDO OS ESPAÇOS EM BRANCO. ANTES DE ASSINAR O CONTRATO, CALCULE SE OS JUROS NÃO INVIABILIZAM A VANTAGEM OBTIDA NO PREÇO À VISTA. NÃO ESQUEÇA DE CONFIRMAR O RECEBIMENTO DO CARNÊ E VEJA SE ELE ESTÁ DE ACORDO COM O COMBINADO NO CONTRATO, POIS O NÃO RECEBIMENTO DO CARNÊ NÃO ISENTA O CONSUMIDOR DO PAGAMENTO.

Compartilhar:

Comunicado

O Procon Goiás informa que ampliará a capacidade de seus canais de atendimento por telefone e pela internet a partir desta quarta-feira (18/3).

O Procon Goiás esclarece que o número de linhas telefônicas e o horário de atendimento serão ampliados (7h às 19h) e os servidores do atendimento presencial serão todos remanejados para fortalecer esses canais de atendimento.

O atendimento presencial ao público na sede do órgão (Rua 8, Centro de Goiânia) será suspenso pelo prazo de 15 dias, de forma preventiva, para evitar a transmissão do coronavírus.

Canais de atendimento:
Telefone: 151 – ou (62) 3201-7124
Internet: proconweb.ssp.go.gov.br