Procon Goiás divulga cartilha com dicas de segurança sobre compras pela internet

Procon Goiás divulga cartilha com dicas de segurança sobre compras pela internet

Com apenas um clique, o consumidor pode comprar o que deseja sem precisar sair de casa. A comodidade e a praticidade são vantagens das compras pela internet (ou e-commerce), mas nem sempre o resultado sai como esperado.

O Procon Goiás já registrou 729 reclamações de consumidores relacionadas a problemas com o comércio eletrônico do início de 2018 até o dia 2 de abril.

Desse total, a maioria (247 atendimentos) corresponde à não entrega ou demora na entrega do produto. Também foram registrados 87 casos de consumidores decorrentes da rescisão ou alteração unilateral do contrato. Em terceiro lugar, ficaram as reclamações por produtos que apresentaram vícios – 70. Veja aqui a relação de mais de 400 sites que devem ser evitados, pois tiveram reclamações de consumidores registradas no Procon-SP, foram notificados, não responderam ou não foram encontrados.

Para evitar problemas com as compras feitas pela internet, o Procon Goiás elaborou uma cartilha específica sobre o assunto com várias orientações, dicas de segurança eletrônica e algumas precauções que o consumidor deve tomar ao acessar os sites de fornecedores, como certificar-se antes se há histórico de reclamações na própria internet, em sites destinados a este fim.  Acesse a cartilha completa clicando aqui.

Direito de desistência

Os consumidores também são esclarecidos pela cartilha sobre o direito de desistência da compra previsto no Código de Defesa do Consumidor (CDC). O cancelamento pode ocorrer no prazo de até sete dias, com o devido reembolso.

Se apesar de todos os cuidados tomados na hora da compra, o consumidor ainda tiver problemas, ele pode fazer sua reclamação no Procon Goiás.

Atendimento

Lembre-se de ter à mão, para atendimento presencial ou virtual, os documentos pessoais, além dos demais comprovantes da realização da compra, como capturas de tela de todas as etapas da compra, e-mails trocados com o fornecedor, comprovantes de pagamento e, em caso de compra coletiva, o cupom de desconto.

O Procon Goiás está situado na Rua 8, nº 242, Ed. Torres, Centro de Goiânia. O atendimento também pode ser feito em qualquer agência do Vapt Vupt ou pela plataforma eletrônica Procon Web http://proconweb.ssp.go.gov.br.

Após um breve cadastro, o consumidor poderá fazer reclamações, denúncias, solicitar bloqueio de telemarketing, realização de cálculos e até mesmo tirar dúvidas sobre relações de consumo.

 

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