Procon Goiás orienta consumidores sobre a greve dos Correios

Diante da greve dos empregados públicos dos  correios iniciada nesta segunda-feira (12/03), o Procon Goiás orienta os consumidores com o objetivo de evitar qualquer tipo de prejuízo para quem depende dos serviços prestados pela empresa.

Pagamento Mensais de boletos: A paralisação dos serviços dos Correios não isenta o consumidor de pagar suas dívidas na data do vencimento.

Providências a serem adotadas pelo consumidor: O Procon Goiás recomenda aos consumidores que entrem em contato com a empresa (via SAC) para solicitarem outra opção de efetivação do pagamento, antes do vencimento, a fim de evitar a cobrança de eventuais encargos, negativação do nome ou cancelamento do serviço.

O consumidor deverá anotar o número de protocolo de atendimento, data, horário e nome da pessoa com quem falou.

Obrigações dos Fornecedores: Os fornecedores que enviam as cobranças/boletos mensais por correspondência postal são obrigados a oferecer outra forma de pagamento que seja viável ao consumidor, como por exemplo: envio por email, acesso do boleto pela internet, segunda via na sede da empresa, número do código de barras, depósito bancário, prorrogação da data de vencimento ou outra forma que o consumidor entender mais fácil.

Os fornecedores devem, também, divulgar amplamente as alternativas disponíveis. Em caso de ser negada ou cobrada a segunda via e outras formas de pagamento, o consumidor deve procurar o Procon Goiás, para registrar sua reclamação.

Contratação de serviços– Se a contratação tiver sido feita diretamente com os Correios – Sedex 10 ou carta registrada, e não chegar  no prazo estipulado, é direito do consumidor o ressarcimento a ser pleiteado no Poder Judiciário.

– Aqueles que precisam enviar encomendas ou correspondências com urgência, e forem afetados com esta paralisação dos Correios devem optar por outros serviços de entregas.

– Compra de produtos à distância – os Correios são apenas o intermediário, assim, o vendedor do produto deve garantir a entrega no prazo anunciado, contratando, por exemplo, uma transportadora. Em não o fazendo, o consumidor tem direito de cancelar a compra.

Quaisquer dúvidas o consumidor pode procurar o Procon Goiás, por meio dos seguintes canais de atendimento:

– Por TELEFONE: no Disque Denúncias 151 (Goiânia) ou (62) 3201-7124 (interior)
– Atendimento PRESENCIAL: Sede do Procon Goiás na Rua 8 nº 242, no centro da capital, e em todos os postos de atendimento, instalados nas unidades Vapt Vupts;
–Atendimento VIRTUAL:http://www.webprocon.com.br/goias

 

 

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