Pesquisa do Procon Goiás indica variação de até 180% nos preços de presentes para o Dia dos Pai

Goiânia, 4 de agosto de 2020 – Com a proximidade do Dia dos Pais, que será comemorado no próximo domingo (9/8), o Procon Goiás divulga nesta terça (4/8) uma pesquisa de preços com 52 (cinqüenta e dois) itens sugestivos para presentes como perfumes, flores, cestas de café da manhã, barbeadores, máquinas de cortar cabelo, furadeira, aspirador de pó, churrasqueira, etc. Foram visitados 25 (vinte e cinco) estabelecimentos em Goiânia.

Entre os eletrodomésticos e eletrônicos, a maior variação foi de 180,18%, verificada no barbeador elétrico – One Blade – Philips (QP 2510), cujo menor preço encontrado foi de R$ 99,90. O maior valor é de R$ 279,90. Em relação a esse tipo de produto, houve aumento médio anual apurado pelo órgão de 0,97%.

Já em relação aos perfumes importados, constatou-se aumento anual de 3,11%. A maior oscilação foi constatada no preço do perfume CK Be – EDT – Calvin Klein, de 100 ml. Os preços alternam entre R$ 219,90 e R$ 362,00, variação de 64,62%.

Entre as flores, a maior variação de preço foi encontrada no vaso de Gérbera decorado, com preços oscilando entre R$ 15,00 e 40,00 – diferença de 166,67%. Já o aumento médio anual desses produtos foi de 5,57%.

Além dos preços, o consumidor precisa se atentar para alguns direitos e deveres na hora da compra:

Troca de produtos: Quando se tratar de peças do vestuário como roupas, calçados, etc, e o presenteado não gostar ou não servir, saiba que o lojista não é obrigado a efetuar a troca. Neste caso, antes de finalizar a compra, avalie a possibilidade de troca e o prazo para que a mesma seja efetivada. Agindo assim, o acordo de troca deve ser cumprido.

Produtos que não funcionam: Além de causar frustração para quem recebe, causa também constrangimento para quem presenteou. Neste caso, quando se tratar de produtos eletroeletrônicos ou eletrodomésticos, sempre que possível, peça para ver o funcionamento e faça o teste do produto ainda dentro da loja. De acordo com as regras, durante o prazo de vigência da garantia, mesmo que o produto tenha acabado de sair da loja, deverá ser encaminhado à assistência técnica que, por sua vez, terá um prazo de até 30 dias para sanar o problema.

Prazo de 7 (sete) dias para arrependimento: Esta regra vale apenas para as compras que foram realizadas fora do estabelecimento comercial, seja por telefone, catálogo  postal, internet, etc. Neste caso, o consumidor terá um prazo de até 7 (sete) dias para se arrepender da compra.

Cheque ou Cartão de Crédito (aceitação): A única forma de pagamento obrigatória é em espécie (dinheiro). No entanto, ao oferecer essa possibilidade de pagamento ao consumidor, o comerciante não poderá fazer restrições como exigir tempo mínimo para abertura de conta corrente para aceitar o cheque ou exigir valor mínimo para aceitar o cartão de crédito.

Para acessar o relatório da pesquisa, clique aqui

Para acessar a planilha de flores, clique aqui

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Para acessar a planilha de eletrônicos e eletrodomésticos, clique aqui

 

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