Procon Goiás divulga ranking de atendimento de setembro de 2021

Caixa Econômica Federal, Claro, Oi, Enel e Vivo são destaques de insatisfação dos consumidores

 

Goiânia, 21 de outubro de 2021 – Caixa Econômica Federal, Claro, Oi, Enel e Vivo, respectivamente, são as cinco empresas que lideram a lista insatisfação do consumidor. Os dados fazem parte do Ranking de Atendimentos registrados pelo Procon Goiás, por meio do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor – Sindec e do ProconWeb, em setembro de 2021.

Ao todo, somados os números apresentados pelo Sindec e do Procon Web, foram registrados 4.735 atendimentos no Procon Goiás somente em setembro. As empresas elencadas acima são responsáveis por cerca de 20% de todas as demandas registradas no órgão.

 

Prestação de serviço aos consumidores

 

A publicação mensal das empresas mais demandadas junto ao setor de atendimento faz parte do conjunto de ações realizadas pelo Procon Goiás em cumprimento dos ditames impostos pelas Leis nº 8.078/1990 e nº 12.527. Deste modo, os consumidores podem avaliar e comparar os riscos de contratar os serviços ou adquirir produtos de uma determinada empresa. Outra função importante desta divulgação é que ela também possibilita que as empresas detectem e revejam a qualidade de seus serviços e produtos ofertados, para que sua credibilidade não seja afetada.

“Esse levantamento reflete a realidade dos nossos consumidores goianos e joga luz sobre a má prestação de serviço por parte de algumas empresas. A isonomia e transparência são deveres dos agentes públicos, portanto é nossa obrigação tornar esses dados cada vez mais acessíveis ao consumidor. Desta forma, ele conseguirá ter mais assertividade e segurança na hora de optar por produtos e serviços”, aponta o superintendente do Procon, Alex Augusto Vaz.

A classificação é composta por três tabelas. A primeira, denominada Ranking Sindec, é composta por todos os atendimentos prestados presencialmente, sejam eles atendimentos preliminares, simples-consultas, cartas de informações preliminares (CIP’s), solicitações de cálculos, fiscalizações, pré-atendimentos de problemas que não são atribuições do Procon (Extra Procon), e também os termos de reclamação administrativa, ou seja, os atendimentos que se transformaram em processo e já tramitam dentro do órgão.

Já a segunda e a terceira tabelas são referentes aos atendimentos registrados por cidadãos de todo o estado de Goiás de maneira remota, através do Procon Web. Sendo que uma é referente às reclamações e a outra às denuncias realizadas pela plataforma digital do órgão.

Confira abaixo as tabelas referentes ao mês de setembro:
Ranking Sindec
Ranking Procon Web (reclamações)
Ranking Procon Web (denúncias)

Compartilhar: