Procon Goiás divulga ranking de atendimento dos consumidores do mês de novembro

 

Goiânia, 1º de dezembro de 2021 – O Procon Goiás divulga, nesta quarta-feira  (1º/12), três rankings de atendimento dos consumidores referentes ao mês de novembro de 2021. Um dos rankings é elaborado a partir de dados da plataforma do Sindec (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor), que reúne informações sobre os atendimentos realizados presencialmente e por telefone, totalizando 2396 atendimentos.

A lista relaciona nominalmente as 30 empresas que geraram maior número de demandas junto ao órgão no mês de outubro. No topo está a Caixa Econômica Federal, com 105 registros, seguida da Oi S/A (telefonia fixa), com 96 e Oi S/A (telefonia móvel), com 93 demandas.

A lista é composta por duas tabelas: a primeira, denominada Ranking Sindec, é composta por todos os atendimentos prestados presencialmente, sejam eles atendimentos preliminares, simples-consultas, cartas de informações preliminares (CIP’s), solicitações de cálculos, fiscalizações, pré-atendimentos de problemas que não são atribuições do Procon (Extra Procon), e também os termos de reclamação administrativa, ou seja, os atendimentos que se transformaram em processo e já tramitam dentro do órgão.

Rankings de denúncias e reclamações do Procon Web

Já o segundo e terceiro ranking correspondem, respectivamente, ao número de denúncias e reclamações registradas na plataforma Procon Web (quando os consumidores fazem os registros pela internet), totalizando 2295 reclamações, 654 denúncias, 895 bloqueios de telemarketing, 122 dúvidas e 152 cálculos solicitados pelos consumidores.

No mês de novembro, as três empresas que geraram maior procura por meio da plataforma foram: Claro  (79 registros), Vivo (78 registros) e Enel (72 atendimentos). Considerando os números das duas plataformas, foram realizados 5532 atendimentos no mês de novembro pelo Procon Goiás.

A divulgação é mais um serviço prestado pelo Procon Goiás e objetiva dar conhecimento ao consumidor goiano sobre as empresas mais demandadas junto ao setor de atendimento.

Segundo o superintendente do Procon Goiás, Alex Vaz, com a publicação mensal dos rankings, o órgão presta serviço aos consumidores para que avaliem os riscos ao contratar os serviços ou adquirir produtos de uma determinada empresa.

A partir dos dados, é possível levar ao conhecimento público quantos atendimentos e qual a representatividade disto na estatística do órgão. Por outro lado, as empresas têm a oportunidade de detectar os problemas mais comuns e rever a qualidade de seus serviços e produtos ofertados, para que sua credibilidade não seja afetada.

Segue abaixo a relação das 10 empresas que tiveram maior número de registros no Procon Web em novembro de 2021 – soma das denúncias e reclamações:

 

EMPRESA NÚMERO DE ATENDIMENTOS
CLARO 79
VIVO 78
ENEL 72
OI MÓVEL 51
MERCADO LIVRE 37
SAMSUNG 37
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL 36
TIM 35
LATAM 34
MAGAZINE LUIZA 33

 

Confira o ranking de atendimentos do Sindec. 

Confira o ranking de denúncias do Procon Web.

Confira o ranking de reclamações do Procon Web. 

Compartilhar: