Procon Goiás divulga rankings de atendimento de Fevereiro de 2021

Procon Goiás divulga rankings de atendimento  de fevereiro de 2021

Empresas de telefonia e instituições financeiras lideram insatisfação dos consumidores.

Goiânia, 3 de março de 2021 – O Procon Goiás divulga, nesta quarta-feira (03/03), o ranking das empresas que tiveram maior número de atendimentos registrados junto ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor – Sindec e também pelo Procon Web – nossa plataforma digital – durante o mês de fevereiro de 2021.

As empresas de telefonia, Enel e bancos lideram a insatisfação do consumidor quanto ao serviço prestado tanto no atendimento presencial (registrado no Sindec) quanto através do atendimento digital (Procon Web). Em primeiro lugar no atendimento presencial encontra-se a Caixa Econômica Federal, com 45 atendimentos, seguida da Oi S/A (43) e Celg  – Enel Goiás (39). Já nas demandas registradas via Procon Web temos a Claro ocupando o 1º lugar no ranking, com 87 registros, seguido da Vivo com 75 registros de reclamação.

Nota-se também nos rankings a presença constante de empresas do setor de turismo e companhias aéreas, devido aos efeitos da pandemia do Coronavírus, onde os consumidores buscam o Procon como tentativa de dirimir conflitos, visto que na maioria das vezes não conseguem atendimento via SAC.

Prestação de serviço aos consumidores
A divulgação é mais um serviço prestado pelo Procon Goiás e objetiva dar conhecimento ao consumidor goiano sobre as empresas mais demandadas junto ao setor de atendimento.

A lista é composta por duas tabelas: a primeira, denominada Ranking Sindec, é composta por todos os atendimentos prestados presencialmente, sejam eles atendimentos preliminares, simples-consultas, cartas de informações preliminares (CIP’s), solicitações de cálculos, fiscalizações, pré-atendimentos de problemas que não são atribuições do Procon (Extra Procon), e também os termos de reclamação administrativa, ou seja, os atendimentos que se transformaram em processo e já tramitam dentro do órgão.

A segunda, denominada Ranking Procon Web, é composta pelos atendimentos registrados por cidadãos de todo o estado de Goiás de maneira remota, pela plataforma Procon Web, principal ferramenta de atendimento durante o periodo de pandemia, já que o órgão permaneceu com o atendimento presencial suspenso em boa parte de 2020, em cumprimento ao decreto estadual.

Com a publicação mensal dos rankings, o órgão presta serviço aos consumidores para que avaliem os riscos ao contratar os serviços ou adquirir produtos de uma determinada empresa. A partir dos dados, é possível levar ao conhecimento público quantos atendimentos e qual a representatividade disto na estatística do órgão. Por outro lado, as empresas têm a oportunidade de detectar os problemas mais comuns e rever a qualidade de seus serviços e produtos ofertados, para que sua credibilidade não seja afetada.

De acordo com o superintendente do Procon Goiás, Allen Viana, neste momento de enfrentamento de uma pandemia sem precedentes, o Procon Goiás mantém sua atuação efetiva para assegurar o cumprimento dos direitos dos consumidores, com o retorno do atendimento presencial por meio de agendamento.

“Infelizmente, alguns fornecedores têm deixado de cumprir o que preconiza o Código de Defesa do Consumidor durante a pandemia, que torna os consumidores ainda mais vulneráveis. Apesar desta constatação, o Procon Goiás tem cumprido exemplarmente seu papel na defesa dos direitos dos consumidores, através do valoroso trabalho dos servidores do órgão, sobretudo no atendimento às demandas diárias para a solução de conflitos”, afirma Allen.

Ranking Sindec Fevereiro 2021

Ranking Procon Web Fevereiro 2021

Dany Razzouk / Caroline Gontijo
Coordenação Estadual do Sindec

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