Procon Goiás divulga rankings de atendimentos e reclamações de Fevereiro de 2020

Procon Goiás divulga rankings de atendimentos e reclamações de fevereiro de 2020

Empresas de telefonia e instituições financeiras lideram insatisfação dos consumidores

Goiânia, 5 de março de 2020 – O Procon Goiás divulga, nesta quinta-feira (05/03), o ranking das 50 empresas que tiveram o maior número de reclamações registradas junto ao órgão durante o mês de fevereiro de 2020.

As empresas de telefonia lideram a insatisfação do consumidor quanto ao serviço prestado. Em primeiro lugar, encontra-se a Oi, com 445 atendimentos, seguida da Claro (276), Vivo (271) e Tim (208). Na quinta colocação da lista de atendimentos, figura a Caixa Econômica Federal (124).

Ranking de Processos Administrativos
Já quando se trata de processos administrativos instaurados, a Caixa Econômica Federal lidera o ranking, com 24 registros. Em segundo lugar, vem o Banco Itaucard (19). As empresas Mercado Pago e TIM Celular dividem o terceiro lugar, com 11 processos instaurados cada e dão sequência aos fornecedores com mais processos instaurados no mês de fevereiro.

A divulgação é mais um serviço prestado pelo Procon Goiás e objetiva dar conhecimento ao consumidor goiano sobre as empresas mais demandadas junto ao setor de atendimento.

A lista é composta por duas tabelas: a primeira, denominada “Ranking Atendimentos”, é composta por todos os atendimentos prestados, sejam eles atendimentos preliminares, simples-consultas, cartas de informações preliminares (CIP’s), solicitações de cálculos, fiscalizações, pré-atendimentos de problemas que não são atribuições do Procon (Extra Procon), e também os termos de reclamação administrativa, ou seja, os atendimentos que se transformaram em processo e já tramitam dentro do órgão.

A segunda, denominada “Ranking de Processos Instaurados”, é composta somente pelos processos administrativos instaurados, ou seja, pelas empresas que esgotaram todas as tratativas pré-processuais. (Nota: no total do conglomerado Claro S/A é agregado os totais de telefonia móvel, TV por Assinatura (NET) e telefonia fixa).

Prestação de serviço aos consumidores
Com a publicação mensal dos rankings, o órgão presta serviço aos consumidores para que  avaliar os riscos ao contratar os serviços ou adquirir produtos de uma determinada empresa. A partir dos dados é possível levar ao conhecimento público quantos atendimentos, quantas reclamações (processos) e qual a representatividade disto na estatística do órgão.

Por outro lado, as empresas têm a oportunidade de detectar os problemas mais comuns e rever a qualidade de seus serviços e produtos ofertados, para que sua credibilidade não seja afetada.

Ranking Atendimentos Fevereiro

Ranking Reclamações Fevereiro

Dany Razzouk
Coordenação Estadual do Sindec

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Comunicado

O Procon Goiás informa que ampliará a capacidade de seus canais de atendimento por telefone e pela internet a partir desta quarta-feira (18/3).

O Procon Goiás esclarece que o número de linhas telefônicas e o horário de atendimento serão ampliados (7h às 19h) e os servidores do atendimento presencial serão todos remanejados para fortalecer esses canais de atendimento.

O atendimento presencial ao público na sede do órgão (Rua 8, Centro de Goiânia) será suspenso pelo prazo de 15 dias, de forma preventiva, para evitar a transmissão do coronavírus.

Canais de atendimento:
Telefone: 151 – ou (62) 3201-7124
Internet: proconweb.ssp.go.gov.br